Receba todas as notícias do Avenged Sevenfold no seu E-mail

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Avenged Sevenfold saí da Warner Bros Records

Nesta quarta-feira, dia 13, a Billboard postou uma notícia em seu site anunciando que o Avenged Sevenfold estaria querendo cancelar seu contrato com a Warner Bros Records, e que a gravadora entrou com um processo contra a banda por quebra de contrato.

Na ação judicial (datada de 8 de janeiro de 2016), a Warner Bros. Records afirma que a banda enviou uma carta anunciando a intenção de deixar efetivamente a gravadora no dia 25 novembro de 2015, mas a Warner não a teria recebido até o dia 30 do mesmo mês. Pedindo por indenização, a Warner afirma que tem investido recursos significativos em lançamentos futuros da banda e alegadamente foram levados a acreditar que o acordo permaneceria em vigor, tornando esse desvinculo um ato injusto e contrário a boa-fé e licitude. Além disso, o processo revela que a banda tem como obrigação lançar um CD\DVD ao vivo, supostamente já financiados pela Warner. O contrato original (assinado em 2004) determina 5 álbuns de estúdio lançados pelo selo, tendo o A7X já cumprido com 4 lançamentos. Houve uma negociação em 2015 para incluir um sexto álbum, mas não houve sucesso na tentativa.

O Avenged Sevenfold se baseou na “seven-year rule” ("regra de sete anos") do Código do Trabalho da Califórnia (California Labor Code, inciso 2855) que permite que uma das partes desfaça o contrato em determinadas circunstâncias após sete anos. Dentro da indústria fonográfica a lei foi alterada em 1980 para permitir que as gravadoras possam reivindicar perdas dos lucros em álbuns incompletos. Porém, as gravadoras só têm 45 dias para fazê-lo enquanto a outra parte exerce o direito de encerrar o vínculo.

Sobre a decisão da banda, Howard E. King (Advogado do Avenged Sevenfold) se manifestou em nota dizendo:

"O Avenged Sevenfold exerceu, recentemente, os direitos que lhe são conferidos pela lei 'seven-year rule' e rescindiu o seu contrato de gravação com a Warner Bros. Records".  King ainda ressalta que o selo passou por várias mudanças de regime em todos os níveis da empresa, a tal ponto que atualmente ninguém da equipe tem um acordo com a banda.  O advogado concluiu seu pronunciamento sobre o assunto dizendo que "A banda olha para a frente visando a construção de um relacionamento com um novo selo. O Avenged Sevenfold tem toda a expectativa de que irá forjar o sucesso e relações pessoais, uma vez que tiveram com a Warner Bros".

Pronunciamento do Avenged Sevenfold

Por meio do seu site oficial o Avenged Sevenfold se pronunciou sobre o caso e fala dos reais motivos dessa quebra de contrato, rebatendo as acusações da Warner Bros Records.

"Nós recentemente exercitamos os nossos direitos sob a lei da Califórnia e notificamos a Warner Bros Records que não iriamos mais gravar com eles. Poucos dos executivos que tem estado conosco em nosso sucesso ainda estão na gravadora, e nós os amamos e somos gratos a eles por seu trabalho duro. No entanto, desde que assinamos com a gravadora, a Warner Bros. teve 3 regimes diferentes, vários chefes de marketing, e nenhum dos administradores ou executivos de A&R que estavam na empresa e responsáveis pela nossa assinatura ainda estão lá.

Seja qual for a atividade, é preciso uma equipe completa para competir, e já não conhecemos a maioria da nossa equipe. Nos próximos dias, vocês poderão ler sobre a ação judicial movida pela nossa gravadora contra nós por exercer nossos direitos legais, os direitos concedidos pelo Estado da Califórnia especificamente para proteger os artistas. Vocês poderão ler fatos equivocados ou pior. Um erro que queremos ter certeza de que vocês saibam: O Avenged Sevenfold nunca renegociou seu contrato de gravação com a Warner Bros Records. A Billboard já corrigiu a sua história para mostrar sobre os fatos reais.

Mais importante, nós queremos que nossos fãs saibam disto: estamos no meio da gravação de um disco que mal podemos esperar para que vocês ouçam. Esperamos entrar em estúdio muito em breve, e estamos ansiosos para lançar nosso novo álbum ainda este ano.

Até então, desejamos a todos vocês um feliz e saudável 2016.

Amor,
Avenged Sevenfold”

Fontes: Billboard / Avenged Sevenfold
Compartilhe!
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...